Bem vindo ao Blog

BEM VINDOS A ESTE BLOG

Acabamentos para o PATCHWORK (1)

As bordas são as molduras que realçam os trabalhos de patchwork. Podem ser feitas com os mesmos tecidos que compõem o trabalho ou com outros. Podem ser costuradas à mão, à máquina ou com diferentes pontos de bordado, conforme dados da revista Patchwork - A arte de unir retalhos n.5.


a) BORDAS DOBRADAS EM LINHA RETA – São feitas dobrando o tecido de forro para o direito do trabalho, ou seja, primeiro dobre 1 cm para dentro (avesso com avesso) e passe o ferro para marcar. Da mesma forma, dobre novamente a borda 1 cm sobre o tecido do trabalho. Finalmente, com alfinetes alinhave primeiro as bordas horizontais e depois as verticais.

b) BORDAS COM FITA VIÉS - Existem vários tamanhos de viés, mas para o patchwork recomenda-se usar a mais larga. Pode-se usar a fita de viés, conforme a seguir:

1 – Abra a fita viés pelo avesso (meio) e apoie sobre o tecido encostando o lado direito do viés com o lado direito do tecido a ser utilizado, fazendo coincidir as bordas. Depois costure com a máquina no local onde estava dobrado o viés (na marca mais perto da borda). Vire-o para o avesso do tecido e dobre no meio. Alinhave e costure com pontos invisíveis.

2 – Dobre a fita viés ao meio deixando o avesso para dentro. Coloque o tecido dentro desta fita, deixando uma parte para o direito e outra para o avesso do trabalho e alinhave. Depois faça um pesponto com a máquina.

Lixeirinha para carro


Etiquetas ou assinaturas

  • Normalmente, é um pequeno retângulo de tecido (+ ou - 8x11 cm) no qual se pode escrever o nome do trabalho, a data e também o nome da pessoa que o criou.
  • Muitas vezes, pode-se colocar na etiqueta o nome da técnica utilizada e até uma dedicatória, quando o trabalho é feito para presentear alguém...
  • Essa escrita pode ser bordada ou feita com caneta de tinta permanente.
  • Costura-se a etiqueta no tecido de forro, antes de quiltar, para evitar falsificações.
  • Para fazer a etiqueta pode-se usar o papel transfer que dá um toque super especial e personalizado nos trabalhos. Basta imprimir no papel transfer o texto ou imagem que deseja e passar para o tecido com ferro quente.

Jogo de banheiro


Tipos de patchwork

O patchwork pode ser dividido em duas grandes categorias:
1) Em trabalhos com pedaços de tecidos, cortados de forma regular ou irregular e costurados lado a lado, formando um forte tecido, ou seja, não são costurados sobre algum tecido utilizado como base. Depois de pronto, o trabalho costurado por diversos pedaços de tecido, é forrado porbaixo para esconder as imperfeiçoes oriundas da costura rústica.
2) Já em patchwork de aplicação ou “apliqué”, os motivos são cortados de tecidos lisos ou decorados e aplicados sobre outro tecido, que serve como base.