Bem vindo ao Blog

BEM VINDOS A ESTE BLOG

Manta Infantil. Era uma vez uma menina...



Curiosidades do Patchwork (1)

A quebra da Bolsa de Valores, em 1929, intensificou o desenvolvimento do ‘quilting’, pois as tecelãs tinham que economizar todo tecido que pudesse ser encontrado, levando assim ao aparecimento de renovados padrões. São criados apetrechos que permitem o uso da técnica de aplicação e assim o patchwork vai, aos poucos, deixando de ser apenas artesanato para se transformar em uma arte, cultivada hoje mais do que nunca.

Os EUA, por exemplo, é um mercado que se amplia cada vez mais, produzindo um lucro de pelo menos dois bilhões de dólares. Além deste país, há quilteiras em todo o mundo. Tecidos são especialmente produzidos, todos os anos, para a elaboração do patchwork, e atualmente há recursos inumeráveis para uma maior praticidade deste ofício. Há também festivais que contribuem para propagar esta técnica, que atua igualmente como um fator terapêutico.
Fonte: http://www.infoescola.com

Manta Positivo e Negativo



Conservação dos trabalhos de PATCHWORK

Para manter o seu patch com as mesmas características originais por muito tempo. Quanto menos lavar, melhor, por isso, é importante observar:

- Lavagem à mão: Coloque seu patch completamente imerso na água limpa, sabão líquido neutro próprio para roupas delicadas e ½ xícara de vinagre branco (para manter as cores fortes e amaciar) deixando por 10 minutos. Depois troque esta água por outra limpa e repita este procedimento até eliminar totalmente o sabão.

- Lavagem à máquina: utilize água fria, sabão líquido próprio para roupas delicadas, ciclo curto e delicado, sem centrifugação.

Nunca pendure seu patch no varal de forma vertical, pois ele poderá esticar. Para secar, coloque-o sobre uma toalha na forma horizontal. Para passar use ferro seco com uma temperatura média (nunca o ferro a vapor), de preferência pelo lado do avesso. E se for guardá-lo, embale em um pano de algodão branco. Procure nunca deixar seu trabalho de patchwork na luz direta do sol e/ou lugares úmidos.