Bem vindo ao Blog

BEM VINDOS A ESTE BLOG

Assunto: FITA MÉTRICA

Normalmente, as fitas métricas vêm com a medida em centímetros de um lado e em polegadas do outro. Nunca subestime as polegadas pois a maioria dos tutoriais e moldes importados que você encontrar na web trará medidas em polegadas. Mais fácil do que converter as medidas, é se render a elas virando a fita. Mas antes de começar a trabalhar com polegadas é melhor se familiarizar com as frações, e para ajudá-la existe este gráfico bem interessante. Imprima e guarde com você, assim, não precisará ficar pensando muito na hora de cortar seus tecidos e fazer seus projetos...

Trilho de mesa (1)


A questão das POLEGADAS

A tradução de polegadas em inglês é “inches” e sua abreviação é "in". Para saber se um projeto está em polegadas é só observar que depois do número irá aparecer duas linhas paralelas (como se fossem aspas ou dois apóstrofos), por exemplo: 2" (duas polegadas).
Normalmente, as placas de corte veem com medidas de centímetros de um lado e de polegadas de outro lado.
Diferente do centímetro que é dividido em 10 partes, a polegada é dividida em oito partes.
Entre uma polegada e outra existem oito espaços. Cada espaço desses equivale a 1/8" (um oitavo de polegada). Se por acaso a medida for 3/8" (três oitavos de polegada), significa que serão três espaços. E assim por diante.
Quando for meia polegada, será representada por 1/2". Na régua ou placa de corte você vai procurar o traço central que é o mais comprido e pode ser também representado por 4/8" (quatro oitavos de polegada), ou seja: quatro espaços pequenos.
Quando a medida pedir um quarto de polegada (1/4") significa que são dois espaços pequenos (2/8"). Se pedir 3/4" (três quartos de polegada), são 6/8" (seis oitavos de polegada), o equivalente a seis espaços pequenos.
Para quem não está acostumado pode parecer complicado, mas depois que se aprende, tudo se descomplica.
Fonte: http://artesdasilvana.blogspot.com


Manta (1)


Detalhes da Manta (1)


Como fazer o "sanduíche" do PATCHWORK

Deve-se usar um tecido para forro e uma manta (fibra) acrílica. A medida é específica de cada projeto, observando-se alguns passos:
1) Cortar o forro com 3 ou 4cm a mais do que o tamanho do trabalho.
2) Colocar o forro em uma superfície plana e prender com fita crepe para que não saia do lugar.3) Em cima do forro vai a manta (fibra) acrílica, também 3 ou 4cm maior do que o trabalho.
4) Colocar o patchwork por cima de tudo, sempre deixando o forro e a manta visíveis pelas bordas.
5) Alinhavar as três peças juntas. Depois disso, o trabalho estará pronto para ser quiltado.As mantas (fibras) recomendadas pelo site www.quiltcriativo.com.br, são:
Fibra Jade 200 - polyéster com viscose, bom caimento e boa textura (usado para colchas e mantas).
Fibra Ambar 200 – 100% algodão, de excelente qualidade, muito macia e grossa (usado
para mantas de bebês e colchas).
Fibra Ambar 100 - 100% algodão, fina e macia (usado para toalhas e trabalhos finos).
Fibra Brilhante 200 - 100% algodão, macia (usada para colchas brancas).
Poly 100 resinada - firme e macia (usada para jogo americano, painéis e bolsas).
Obs. Segundo o site, não recomenda-se utilizar a fibra “fillon”, pois é muito áspera e ao passar perde toda a textura. Esta fibra deve ser utilizada em trabalhos que não necessitarão ser lavados e passados, como por exemplo: carteiras, capas de caderno, agendas, etc...