Bem vindo ao Blog

BEM VINDOS A ESTE BLOG

Acabamentos para o PATCHWORK (1)

As bordas são as molduras que realçam os trabalhos de patchwork. Podem ser feitas com os mesmos tecidos que compõem o trabalho ou com outros. Podem ser costuradas à mão, à máquina ou com diferentes pontos de bordado, conforme dados da revista Patchwork - A arte de unir retalhos n.5.


a) BORDAS DOBRADAS EM LINHA RETA – São feitas dobrando o tecido de forro para o direito do trabalho, ou seja, primeiro dobre 1 cm para dentro (avesso com avesso) e passe o ferro para marcar. Da mesma forma, dobre novamente a borda 1 cm sobre o tecido do trabalho. Finalmente, com alfinetes alinhave primeiro as bordas horizontais e depois as verticais.

b) BORDAS COM FITA VIÉS - Existem vários tamanhos de viés, mas para o patchwork recomenda-se usar a mais larga. Pode-se usar a fita de viés, conforme a seguir:

1 – Abra a fita viés pelo avesso (meio) e apoie sobre o tecido encostando o lado direito do viés com o lado direito do tecido a ser utilizado, fazendo coincidir as bordas. Depois costure com a máquina no local onde estava dobrado o viés (na marca mais perto da borda). Vire-o para o avesso do tecido e dobre no meio. Alinhave e costure com pontos invisíveis.

2 – Dobre a fita viés ao meio deixando o avesso para dentro. Coloque o tecido dentro desta fita, deixando uma parte para o direito e outra para o avesso do trabalho e alinhave. Depois faça um pesponto com a máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário