Bem vindo ao Blog

BEM VINDOS A ESTE BLOG

Dicas para fazer PATCHWORK

- O corte deve ser feito sempre sobre uma superfície plana, por isso é indicado o uso das placas de corte. Este cuidado evita o enrugamento do tecido.
- Muitos trabalhos unem-se em tiras costuradas entre si e vincadas. Depois são cortadas em segmentos e, em seguida, são dispostas e costuradas para formar um bloco de vários quadrados coloridos.
- As peças podem ser montadas tanto com costura à mão, quanto à máquina.
- Risque sempre os moldes pelo avesso do tecido.
- Tenha sempre um ferro de passar e tábua à mão, pois eles são aliados preciosos para vincar e marcar o tecido, facilitando o trabalho.
- Algumas alegorias decorativas com o próprio tecido são chamadas de aplicação. Estas são feitas sobre o direito do tecido e podem ter efeitos decorativos ou funcionais.
- O pesponto e o quilting podem ser feitos à mão ou à máquina. São feitos pelo lado direito do trabalho. Ao pé da letra, quilt significa acolchoado, colcha ou ainda edredom. No Brasil, esse trabalho também pode ser conhecido como matelassê. A intenção do quilt é dar leveza e volume à peça, além de proporcionar efeitos surpreendentes. Quando o trabalho ganha manta acrílica, novas formas aparecem na peça. São as costuras que, aliadas à manta e ao tecido e trabalhadas em linhas retas ou ziguezagues, definem a forma e o volume da peça. O pesponto pode ser um detalhe a mais e ainda elaborado sobre as linhas de costuras ou rente à borda de uma aplicação.
- Debrum é o acabamento das bordas do tecido, com tiras do próprio ou de outro tecido. Deixam os cantos retos.
- Vieses são tiras de tecido com os lados maiores rebatidos ou vincados. Têm a função de arremate e arredondamento dos cantos do tecido.
- No caso de panos, devem ser colocados passantes, de preferência do próprio tecido. Argolas ou alças também são permitidas.
- Um trabalho limpo de patchwork não deve deixar nós aparentes. Para isso, arremate passando a linha pelo próprio tecido e pela manta.
Fonte: Rev. Arte em Patchwork – Ed. On-Line – Nº 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário