Bem vindo ao Blog

BEM VINDOS A ESTE BLOG

Dicionário de PATCHWORK (3)

BASTING (alinhavo) – são pontos grandes de alinhavo costurados ao longo do trabalho para segurar o tecido temporariamente no lugar. Feito na etapa do sanduíche, onde as três camadas do quilt (top, batting e backing) são alinhavadas juntas, formando uma camada para depois ser feito o trabalho de quilting. Podem ser usados alfinetes de segurança e alfinetes longos para segurar o sanduíche. Para um bom resultado, se começa o alinhavo sempre do centro para as bordas, garantindo que não fique com sobras ou enrugado.
BASTING SPRAY (spray adesivo) – usado para substituir o alfinete. É um aerossol adesivo temporário que fixa as camadas do sanduíche.
BATTING (enchimento) – é a parte do meio do quilt, que dá maciez e aspecto de acolchoado ao trabalho. Usa-se a manta acrílica, que pode ser encontrada em várias espessuras.
BETWEENS – agulhas próprias para o quilt feito à mão. São finas e com um buraco bem pequeno, como as de alfaiate. Possuem tamanhos de 9 a 12.
BIAS (viés) – usa-se a direção diagonal do tecido para obter o viés, que forma um ângulo de 45º com a ourela do tecido.
BIG FOOT (Grande Pé) – É um acessório que acoplado no lugar do “pézinho” tradicional da máquina de costura, possibilita o quilt livre.
BINDING (debrum) – falso viés. É uma faixa na extremidade do quilt na qual termina o projeto (é o acabamento).
BLIND STITCH - Ponto invisível.
BLOCK (bloco) – unidades criadas quando se costuram retalhos de tecidos. São formas quadradas ou retangulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário