Bem vindo ao Blog

BEM VINDOS A ESTE BLOG

Dicionário de PATCHWORK (1)

ACABAMENTO (Binding) - Tira de tecido que é costurada nas extremidades da colcha. Existem algumas variações, principalmente, nas formas de se montar os cantos do trabalho (mitrado, cego ou em curva), usando-se tiras cortadas em viés ou não. (Vide “Debrum”)
AGULHAS – Para “quiltar” à mão usar as agulhas finas e curtas; para fazer aplicação ou o acabamento usar agulhas finas e de tamanho médio. Na máquina utilizar as de números 14 ou 11.
ALÇAS – Tiras de tecido presas na parte superior de um trabalho nas quais se introduz um varão com a finalidade de pendura-lo. (vide “manga”).
ALINHAVO - Técnica de costura para unir camadas de tecido ou as camadas de uma colcha, feita à mão com pontos grandes. A costura que é temporária deve ser retirada depois do trabalho pronto.
AMISH QUILT – é um estilo originado das comunidades “Amish” da Pensilvânia ou do meio-oeste americano. Normalmente, são usados tecidos lisos em fundo marinho ou preto. As bordas têm um design popular. Os padrões são geométricos e simples. É um estilo.
APPLIQUÉ (Aplicação) – é uma técnica em que pedaços de tecidos são costurados sobre outro tecido (fundo), formando um desenho. Pode ser feita à mão ou à máquina. Algumas vezes, são usados pontos de bordado para finalizar o trabalho. Há várias formas e materiais de aplicação no mercado. Existem diversos tipos de papéis termo-colantes (fusible) que ajudam neste trabalho encantador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário