Bem vindo ao Blog

BEM VINDOS A ESTE BLOG

Dicionário de PATCHWORK (8)

FREEZER PAPER – material de papel vendido em rolos ou em metro, cujo molde é riscado sobre um lado do papel e o outro lado (brilhante) adere ao tecido (lado do avesso) quando passado a ferro. Essa colagem é temporária. É muito usado em aplicação. Serve como guia para os moldes e é um facilitador para trabalhos delicados. Este papel é parecido com o que embala lanches e pode ser reaproveitado.
FUSIBLE – tecido ou papel termocolante, podendo ter dupla-face. É usado para aplicação e facilita muito a confecção de peças pequenas e/ou com muitas curvas. Um lado do papel é colado, através do ferro de passar, no avesso do molde.
NEEDLE TURN (Virada da agulha) - É a técnica de aplicação à mão, usando-se ponto invisível, aonde à medida que vai se dando o ponto invisível, vai se virando o tecido para dentro. O efeito final é muito bonito, e parece que a costura foi feita toda por dentro da figura aplicada.
NINE PATCH - Bloco feito de nove quadrados.
PATTERNS (Receitas) - Moldes, modelos, desenhos, medidas, explicações de como fazer.
PATCH APLIQUÊ - ou patch colagem, é uma técnica ornamental utilizada, para decorar roupas, toalhas e tecidos com utilidades diversas, cuja produção é simples. Para fazer um patch apliquê básico, é preciso tecido de estampas diversas, papel termocolante, agulha, linha, ferro de passar e muita criatividade. Primeiramente, deve-se fazer um desenho no papel termocolante; feito isso, é passado o ferro em cima do tecido com o papel. Depois de colado, o tecido é recortado e costurado em caseado, diretamente onde deve ser aplicado.
SEMINOLE - É uma técnica simples, que permite muitas variações, onde são formados desenhos geométricos, em sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário