Bem vindo ao Blog

BEM VINDOS A ESTE BLOG

O que é PATCHWORK

A palavra patchwork é inglesa e sua tradução é: Patch (remendo) + Work (trabalho).

O patchwork é a arte de unir retalhos em diversos formatos. Através dele é possível fazer inúmeros trabalhos, como colchas, toalhas, painéis e tudo que a criatividade permitir.
Hoje o patchwork é uma arte admirada e utilizada para diversos fins. Ele pode ser um hobby, uma terapia ou também uma forma de ganhar dinheiro. Normalmente, as peças de patchwork sempre causam empolgação e muita admiração pelas pessoas.
É comum encontrar a palavra patchwork associada à palavra quilt. Na verdade os dois se integram. O termo quilt é uma palavra em inglês e traduzindo significa “acolchoado”. Assim, existem numa peça de patchwork três partes, que são: em cima (retalhos costurados de diversas formas) + recheio (manta acrílica) + embaixo (forro). Depois disso, é realizado o quilting, que é uma costura que une estas três camadas do trabalho e pode ser feito à mão ou a máquina.
O patchwork é formado por blocos. Os mais tradicionais são: bloco simples, bloco cerca de barras, bloco de nove, bloco quadrado de quatro, e estrela de oito pontas. Montar e emendar estes blocos exige muita precisão, tensão constante da linha e um bom acabamento.
A escolha do tecido é o primeiro passo para o trabalho ter sucesso. Portanto, saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia entre eles é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho em patchwork. A harmonia tem que ser "sentida". Muito além de simples retalhos costurados, o Patchwork é uma combinação de bom gosto e arte. Conhecidos como “patchworkeiros”, esses profissionais produzem suas peças com muita criatividade e dedicação.

Um comentário:

  1. Olá! Compartilhei seu post em minha página no facebook. Parabéns pelos trabalhos.
    Bjuss
    Margareth

    ResponderExcluir