Bem vindo ao Blog

BEM VINDOS A ESTE BLOG

Dicionário de PATCHWORK (4)

BORDERS (bordas ou barras) – tira de tecido que faz o papel de moldura em um quilt ou em qualquer outro trabalho de patchwork. Pode ser o único pedaço de tecido ou várias tiras costuradas. Essa borda pode ser artisticamente trabalhada em várias técnicas como appliqué, seminole ou piecing.
BORDADO PERSA – método de aplicação, em que imagem de tecidos impressos (flores, frutas, animais, etc.) são recortados e aplicados em uma base lisa. É uma técnica popular na Europa.
BROADCLOTH – pano fino de algodão, muito usado no patchwork. Possui uma tecelagem simples e normalmente lisa. A popeline e o trivoline são exemplos desse tecido.
CALEIDOSCÓPIO – É uma técnica muito interessante, cujo aspecto final do bloco é semelhante às imagens observadas em um caleidoscópio. As partes que compõe o bloco são cortadas de forma que a estampa do tecido seja absolutamente igual em todas as formas repetidas. Nessa técnica a escolha do tecido é muito importante, pois não são todas as estampas que se prestam a esse fim.
CANTO MITRADO (Mitered corner) - é a união de bordas ou debruns feitos em angulo de 45°.
CANTO CEGO (Blunt corner) - é quando uma das tiras se sobrepõe a outra para formar o canto.
CANTO CURVO – canto arredondado que requer tiras ou debruns cortados em viés.
CANTO QUADRADO (Cornerstones) – é quando se insere um quadrado na união das tiras das molduras ou bordas. “Cornerstone” é o nome das “bases” nos campos de Baseball.
CORTADOR CIRCULAR (Rotary Cutter) - Agiliza o trabalho, possibilitando cortar várias camadas de tecido de uma só vez. Com esta ferramenta, a precisão do corte também é maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário